quarta-feira, 11 de junho de 2008

CARAVANA DIGITAL


Estão abertas as inscrições para a Caravana Digital.


Caravana Digital do MSE irá passar pela EIC JAM nos dias 05 e 06 de Julho de 2008. Estão sendo ofertadas 110 vagas nos cursos de: Hardware, Redes, HTML, Publisher, Movie Maker e Educação Fiscal. Para essa caravana participarão 12 voluntários que irão dedicar seu final de semana para ofertar cursos para a comunidade ao redor do Shopping Jardim das Américas.


Ligue 3266 7733 e faça sua inscrição!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Prevenção

VOCÊ PODE AJUDAR!!!

No site http://www.observatoriodainfancia.com.br/ você poderá baixar uma Cartilha sobre Prevenção aos Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes.




DIA MUNDIAL DE COMBATE À AGRESSÃO INFANTIL



Bater em um animal se chama crueldade.


Bater em um adulto se chama agressão.


Bater em uma criança se chama educação!





Alguns Indicadores da Violência Física
O local mais acometido pelos maus-tratos no corpo da criança e do adolescente é a pele. Tipos de lesão incluem desde vermelhidão, equimoses ou hematomas até queimaduras de 3º grau. É comum haver marcas do instrumento utilizado para espancar crianças ou adolescentes: elas podem apresentar forma de vara, de fios, de cinto ou até mesmo da mão do agressor. Nos quadros abaixo temos algumas marcas que sinalizam a violência ocorrida:



terça-feira, 3 de junho de 2008

Agressão Infantil



Violência infantil sensibiliza o mundo!

Cada vez mais denuncias são feitas diminuindo a estatística da agressão contra as crianças. As pessoas não suportam mais ouvir notícias terríveis de morte, escravidão,tortura e tantas outras violências contra inocentes. Nesta edição, você vai conhecer as causas e soluções para eliminar este mal. Os artigos publicados,revelam que apesar da bandeira estar levantada, há muito por fazer. Precisamos manter informada a população,denunciar todo tipo de abuso e fazer nossa parte para que este mundo seja melhor. Este é nosso compromisso com a moral.
















Agressão Infantil

RIO - O Dia Mundial contra a Agressão Infantil é celebrado nesta segunda-feira. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos são vítimas de alguma forma de violência doméstica por ano no Brasil. O número corresponde a uma média de 18 mil crianças por dia



Aumento da violência preocupa a todos.



Causas para agressão podem variar.

Os tipos de agressão infantil são diversos. Os mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual. Segundo dados do Sistema de Informação para
a Infância e Adolescência (Sipia), de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais em todo o país





Violência Infantil: causas e soluções

A desigualdade social,falta de escolaridade e a desestruturacão familiar são as principais causas da violência no país. As drogas ,a perda de valores religiosos e éticos e a ausência de planejamento fa,iliar também foram destacadas como motivos do problema, em pesquisa efetuada rescentemente.A solucão está em investi,emto em educacão e geracão de empregos.




Violência doméstica

Brasília - Os pais são os principais agressores contra crianças e adolescentes. A constatação pode ser vista na página da internet que mantém
atualizadas as denúncias dos Conselhos Tutelares de todo o país, enviadas ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia)


Abuso sexual!


Os pais devem ficar atentos às tentativas de uma criança de relatar que foi vítima de violência ou de abuso sexual. Segundo a psicóloga Daniela Pedroso, do Serviço de Violência Sexual do Hospital Pérola Byington, em São Paulo, crianças não inventam ou fantasiam histórias de que foram vítimas de violência sexual. “Se a criança está contando, é porque alguma coisa aconteceu”, disse.


Refletindo sobre a Violência infantil.


Diante de tantas notícias absurdas contra as criancas,pergunto-me:O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A HUMANIDADE? ONDE ESTÁ O AMOR? PROCURO O RESPEITO, A CONSIDERACÃO, PROCURO A JUSTICA DO MUNDO; proque creio que a JUSTICA DIVINA está não falhará


BRASIL,
DESPERTA PARA VIOLÊNCIA INFANTIL!

Mudar esta triste realidade é atitude urgente. Não seja omisso!!!


Trabalho elaborado pela aluna Tânia do curso de publisher - EIC JAM











Violência infantil










Abuso infantil

O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outros adultos próximos à criança (parentes e professores, por exemplo).O abuso infantil envolve a negligência por parte do adulto em cuidar do bem-estar da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressão física como espancamento, queimaduras ou abuso sexual (que também causam danos psicológicos).




· Como Reconhecer O Abuso E A Violência Infantil - Denunciando Ao Conselho Tutelar





Praticar violência contra uma criança é crime. E para isto existe uma legislação específica – O Estatuto da Criança e do Adolescente –que está aí para determinar a punição. No Brasil é caso de polícia







Todos os dias mais de 18 mil crianças são espancadas no país , segundo dados da unicef(fundo das nações unidas para a infância).




· Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. (Estatuto da Criança e do Adolescente
- LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.)






“O direito de ser Pai ou Mãe só deveria ser concedido a quem tivesse uma dose muito, muito, muito grande de amor.”





Trabalho realizado pela aluna
Olivete Daniel do curso de
Publisher


Violência infantil

Vamos ajudar nossas crianças: não as faça sofrer.








Violência contra as crianças...

As crianças, hoje em dia, estão ficando amargas, desconfiadas, deprimidas, estressadas, ansiosas e com um gigantesco medo do futuro. Têm medo da pobreza, da violência, da doença, da solidão, da morte, de quase tudo, e o pior: estão perdendo a esperança de viver.




Dezoito mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil




Vamos conhecer agora alguns tipos de violência infantil que agrava cada vez mais a sociedade:
· Violência domestica.
· Violência sexual
· Exploração infantil



Abra ao olhos...

É um dado muito alarmante é que a maioria das vezes o abuso é executado por pessoas próximas.





Mais fique atento!!!!

Se notar algo de diferente com seu filho , familiar ou algum conhecido, procure ajuda ou denuncie , pois você estará colaborando para que essas pessoas sejam punidas.

Procure o endereço da delegacia mais proxima e denuncie.


Trabalho realizado pela aluna MARILIA , do curso Publisher - EIC JAM




segunda-feira, 2 de junho de 2008

TRABALHO DE CIDADANIA - EDUCAR SEM MACHUCAR

Como educar "sem violência".
As vezes pensamos que educar sem violência é apenas não bater,discordo, claro que agredir fisicamente é um crime monstruoso mas não é nem de longe o maior problema de agressão que vemos hoje em dia.
Dizer "você é burro" ou "seu irmão é melhor que você" e ainda "porque você é assim" é um tipo de violência muito comum nos nossos dias, porém pouco discutida, pouco levada a sério, porque é um tipo de violência que não deixa marcas mas muitas seqüelas.Uma pessoa que ouve isso no futuro será uma pessoa insegura fechada para novas experiências ,medrosa .Vai se frustrar ao ver que é diferente sem se dar conta de todos somos diferentes e que todos temos dons que somos especiais.E que as dificuldades só dão um sabor mais doce as superações.
Então, concluo dizendo que: não diga que alguém é incapaz, e sim pergunte qual é a dificuldade e diga que essa pessoa tem capacidade, que vai superar e que você confia nela. Nunca usem de comparações para diminuir alguém, todos temos dons e talentos e é isso que nos torna especiais e únicos.








Texto da Aluna: Vanessa EIC_JAM